sexta-feira, 15 de abril de 2011

154 anos da Doutrina Espírita - Parte 2

No Brasil, a Doutrina Espírita encontrou terreno favorável ao seu desenvolvimento, pois, o caráter religioso do povo brasileiro facilitou seu acolhimento.


Quando falamos do caráter religioso, nos referimos a todas as manifestações religiosas do povo brasileiro, seja da religião predominante à época, ou seja, o catolicismo, mas, também, do africanismo, dos índios, etc...

Este acolhimento, apesar de ser contrário aos interesses de algumas religiões institucionalizadas, fornecia, aos seus adeptos, uma certa capacidade de raciocinar sobre “as coisas do espírito” e, consequentemente, promovendo a quebra de certos “grilhões” que escravizavam as mentes de adeptos de religiões que ditavam normas comportamentais anacrônicas.

A doutrina foi estudada e divulgada com entusiasmo nos principais centros urbanos brasileiros; foi acolhida pelos mais intelectualizados; a maioria dos “espíritos desencarnados”, “convidados” para a divulgação da Doutrina, através de “grandes médiuns”, eram ex-religiosos, que emprestavam à Doutrina recém chegada uma aparência religiosa que não destoava de forma brusca da crença religiosa vigente e predominante; fornecendo, através destes médiuns, exemplos de vida e abnegação em prol dos menos “favorecidos da sociedade”.

Com isto, o Espiritismo, adquiriu respeitabilidade junto à sociedade, apesar de que, para haver uma reunião, fosse necessária autorização da Polícia.

Mas, isto era previsível, pois, Kardec também enfrentou estes problema na França; para se ter uma idéia, na Espanha, em 1869, houve o último “auto da Inquisição” com a queima em praça pública, na cidade de Barcelona, de 300 volumes espíritas.

O que interessa é que a Doutrina “sobreviveu” e não precisou migrar para outro continente, como migrou da Europa para a América do Sul.


O que mais me intriga....ou quem sabe....o que quero provocar (como intriga e fazer pensar) é: porque a Doutrina Espírita saiu da França, um país que concentrava a intelectualidade mundial e migrou para o Brasil, uma ex-colônia portuguesa sem expressão e sem influência?


Seja lá o que for, ela, graças aos esforços de inúmeros estudiosos e divulgadores, famosos ou anônimos, permaneceu, mesmo que encoberta com este véu de aspecto religioso, que aos poucos vem sendo retirado pelos que procuram “o caminho, a verdade e a vida”.

Um comentário:

  1. Talvez por ser um mundo novo", houvesse menos conceitos pre-concebidos; houvesse mais disponibilidade em ouvir. Será isso?

    ResponderExcluir

Colabore com as viagens do Carroção, deixe aqui seu comentário.